terça-feira, 27 de outubro de 2009

Programação

IV Ciclo de Debates sobre Jornalismo e Novas Produções Universitárias

Jornalismo e Diversidade Cultural


09/11/2009 (segunda-feira)
8:30

PALAVRAS SEGMENTADAS E REVISTAS CRUZADAS

Allan Johan (Revista lado A)

Paula Nadal (Revista Bravo e Editoria Abril)

Como as revistas de cultura no país fazem para combinar segmentação de público e a necessária abrangência temática? De que maneira tal produção midiática trabalha com a diversidade cultural? Isso é viável? São questões que atravessam produções de circulação nacional, mas também iniciativas 'locais' de informação. Em discussão, o papel do jornalista na construção de um olhar sobre a identidade nacional, regional e dos grupos sociais.




19:00

INTERESSES CRUZADOS: A PRODUÇÃO DA CULTURA NO JORNALISMO BRASILEIRO

Profº Dr. Sérgio Luiz Gadini (UEPG) - (+ Lançamento do livro/ ed. Paulus)


Os jornais brasileiros produzem e reinventam cotidianamente a cultura na negociação de interesses e expectativas de atores dos campos cultural e jornalístico. Para além disso, os interessados nesse espaço histórico de comentário sobre a produção cultural contam agora com um mapa dessas lógicas e relações de cooperação e disputa. Aí estaria uma das principais contribuições do levantamento (agora publicado em livro) das marcas de atuação dos principais cadernos culturais de todo o país. O que orienta essa polêmica interação entre artistas, assessores, instituições, empresas, jornais e repórteres interessados na cultura?



10/11 (terça-feira)

8:30

'ESTÁNAREVISTA, BABY': EXPRESSÃO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE

Rodolfo Stancki (egresso UniBrasil, mestrando em Ciências Sociais)

Wellington Sari (Dir. de cinema - egresso UniBrasil)

Murilo Wesolowicz, Josiane Orvatich e Mariana Sanchez (Revista Juliette e Orelha do Livro)

Fabiano Vianna e Luis Felipe Leprevost (Revista Lama)

Duas revistas produzidas em Curitiba e que ganham cada vez maior circulação orientam as discussões sobre experiências audiovisuais independentes e regionais. A Revista Juliette faz crítica de cinema, conta com ensaios, apreciações críticas, notícias sobre lançamentos, entre outras referências do mercado cinematográfico. Já a Revista Lama, lançada recentemente, experimenta mesclas de linguagem, com elementos de foto montagem, contos de ficção e cultura pop. Dois egressos do curso de Jornalismo da UniBrasil comentam as produções editoriais e suas respectivas experiências no circuito audiovisual.



19:00

JUVENTUDE NA PAUTA DA MÍDIA
Janine Furtado (Plug/RPC)

Douglas Moreira (Ciranda)

Cristiano Freitas (Gazeta do Povo / Gazetinha)

De que modo a cultura jovem ganha vez e se manifesta também no espaço midiático? Quais os desafios para as produções direcionadas? Como envolver esse público específico, que possui fina sintonia com as tecnologias de comunicação? Em discussão, os formatos jornalísticos e os modos de projeção simbólica de uma juventude paranaense. A trajetória de iniciativas regionais embasa a reflexão sobre identidade juvenil e mídia.



Local - Auditório Bloco 6


A partir das 19h, serão realizadas Oficinas, na sala 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário