quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Onde começou a Lama

Por Rodrigo Bortot


1-Como surgiu a ideia da revista Lama?
A Lama nasceu, inicialmente, de uma simples ideia de uma revista de fotonovelas.
A partir disso, foram sendo agregados diversos tipos de produções que caminham nessa similaridade, surgindo então uma revista de literatura que contará estórias através de imagens e narrativas. Uma tendência atual de usar a imagem em primeiro plano. Contos curtos, que poderão ser lidos entre um ponto e outro do metrô. De um terminal de ônibus ao outro. No caminho da faculdade ou do Trabalho.
Lama é uma linguagem veloz para uma realidade multi informativa.

2- Qual é o objetivo de vocês lançando uma revista pulp?
Hoje, o gênero está permutado e misturado na cultura pop na forma de inúmeros sites, blogs e séries de tv. Crônica e fantasia se confundem numa realidade caótica que caminha na fronteira entre realidade e sonho. A internet trouxe a realidade virtual até nós. Zona limítrofe onde podemos viver situações imaginárias e visitar os não-lugares configurados por números intelectivos.
A miscelânea cultural, impressa e virtual, abriga desde os cronistas do cotidiano quanto aqueles que se aventuram pelos labirintos das estórias fantásticas; universo particular de criaturas e não-lugares.
Desta forma, o que trazemos para as mãos da cultura brasileira, talvez renascendo das antigas fotonovelas, é um esforço coletivo cuja intenção é promover e instigar a produção de uma literatura pulp nacional.

3- As histórias tem algo verídico ou são meramente ficcionais?
Excepcionalmente ficcionais. Podem expressar realismo, mas não se trata de realidade.

4-Na opinião de vocês esse "mercado pulp" no Brasil é rentável?
Completamente rentável. Basta ver o que a Companhia das Letras edita e publica os livros de Lourenço Mutarelli, constantemente. Que as publicações de Raymond Chandler (pela LPM e Record) sempre esgotam nas livrarias. E que Dalton Trevisan lança, pelo menos, dois livros por ano.

5-Como foi o processo temático para a criação das histórias? Teve alguma pesquisa prévia?
Cada autor tem sua pesquisa e universo próprio. A Lama é essa reunião de pensares, dando a cada um, liberdade total de expressão.

6-O que o público pode esperar das próximas edições?

Muita Lama!
Criatividade, talentos revelados, outros com expressão nacional contribuindo.... e sempre, o apuramento gráfico como apresentado na 1ª edição.
A 2º edição, além disso, terá uma grande surpresa ao público do pulp. A presença de um escritor mitológico.

7-A intenção da revista lama é "transportar" o leitor há um mundo inimaginário, algo entre o real e o sonho?

Tratamos a Lama como uma reunião de contos de terror, suspense ou realismo fantástico com completa liberdade temática, englobando temas muito diversos, ricos em literatura, repleto de criaturas, psicopatas, vampiros e detetives.
Do horror ao suspense. Do realismo fantástico ao absurdo imaginável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário